VOLTAR

Antropóloga chega para avaliar rapaz internado no manicômio

O Diário - http://odiario.com
Autor: Larissa Ayumi Sato
07 de Jun de 2010

A antropóloga Luciana Ramos chegou nesta segunda-feira (7) a Maringá para fazer uma avaliação com o rapaz internado no Hospital Psiquiátrico há um ano. Ela está na cidade para tentar diagnosticar se o rapaz é mesmo indígena, a pedido do Ministério Público Federal. A assessoria do MPF não informou o horário em que a antropóloga fará a avaliação, mas adiantou que o procedimento deve ocorrer nesta terça-feira (8).

O Consulado do Paraguai continua aguardando informações do Departamento de Identificações daquele país para descobrir a identidade do rapaz . De acordo com a Consulesa Geral do Paraguai em Curitiba, Lourdes Bogado, ainda não é possível saber se existe algum documento de identidade do jovem. "Só será possível encaminhar o caso depois que o rapaz estiver mais recuperado", diz a consulesa. "Somente com familiares ele estará bem cuidado", avalia.

O estado de saúde do rapaz é estável. Segundo informou o gerente administrativo do Hospital Psiquiátrico de Maringá, Luiz Boligon, o jovem está bem e continua em tratamento, à espera de alguém que possa assumir a responsabilidade sobre ele.

O caso

O rapaz está internado há um ano no Hospital Psiquiátrico de Maringá. Segundo reportagem exclusiva publicada por O Diário, no início suspeitava-se que se tratava de um indígena, mas o rapaz alega ser paraguaio.

Somente na semana passada é que se conseguiu estabelecer alguma comunicação com o jovem e saber informações sobre sua origem, quando intérpretes foram levados até o manicômio para tentar conversar com o jovem. Ele não possui documentação, e foi levado ao hospital por funcionários da prefeitura.

No hospital, houve um diagnóstico de doença mental, o que teria justificado seu internamento até o momento. O Ministério Público Estadual investiga o caso, bem como o Ministério Público Federal.

http://odiario.com/maringa/noticia/306444/antropologa-chega-para-avalia…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.