VOLTAR

Antônio Mulato poderá ser o primeiro quilombola a receber honraria

Circuito Matro Grosso http://circuitomt.com.br//index.php
25 de Jul de 2018

Antônio Benedito da Conceição, ou simplesmente Antônio Mulato, como é conhecido, pode ganhar a comenda Abdias Nascimento pelo Senado Federal. A honraria é concedida anualmente e seu nome foi sugerido pelo senador Wellington Fagundes.

A comenda Abdias Nascimento é entregue a personalidades que tenham contribuído para a comunidade afro-brasileira com suas ações. Cada senador tem direito a recomendar nomes e cabe a comissão decidir quem deve receber a honraria.

Conhecido como o homem mais velho de Mato Grosso, com 113 anos, Antônio Mulato é do quilombo Mata Cavalo, município de Nossa Senhora de Livramento, onde também nasceu. Mulato é considerado o grande líder do quilombo e gravou uma grande luta pelas crianças quilombolas onde vive.

Por volta da década de 40, Antônio começou sua luta pela implantação de uma sala de aula; na época, seus filhos estavam em idade escolar e não tinham onde estudar na região. A sala inicial era feita de barrote e os alunos apoiavam seus cadernos no colo para poderem escrever, porém a professora não aceitou os filhos de Antônio Mulato.

Ele então decidiu recorrer às autoridades locais. A sala de aula funcionou por pouco tempo; mais tarde os quilombolas se reuniram e construíram um outro espaço para que as aulas fossem realizadas. Tereza Conceição Arruda, filha de Mulato, é quem ministrava as aulas.

Em 2012, seis salas de aulas foram inauguradas pelo Governo Federal, contribuindo para que o Quilombo Mata Cavalo se tornasse o único mato-grossense com 400 estudantes.

Abdias Nascimento

Abdias Nascimento (1914-2011) foi um jornalista e militante do movimento negro do Brasil; também foi senador e deputado federal do Rio de Janeiro. Esteve a frente de projetos pioneiros na luta pela igualdade racial e também foi um dos principais idealizadores do Dia da Consciência Negra.

http://circuitomt.com.br/editorias/cidades/132074-antonio-mulato-pode-r…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.