VOLTAR

Anistia Internacional critica suposto recuo da OEA quanto a Belo Monte

Amazonia - http://www.amazonia.org.br
06 de Mai de 2011

Um dia após ser publicada a entrevista do secretário Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA) José Miguel Insulza, na qual ele sugere que os direitos humanos dos povos indígenas não devem ser tratados com a mesma importância ou seriedade que a tortura, os desaparecimentos forçados ou outras violações de direitos humanos, a articulação Anistia Internacional divulgou nota demonstrando sua preocupação sobre a forma como a OEA está enfrentando a problemática de Belo Monte.

Segundo a nota enviada hoje pelo o movimento internacional, a medida cautelar emitida pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos no caso da usina está em conformidade com a tendência do direito internacional e recorda ao Brasil que ele deve impedir que as obras se realizem sem as consultas correspondentes. "Preocupa a Anistia Internacional fato de que o Brasil haja qualificado as medidas como 'injustificadas e precipitadas' e que tenha retirado seu candidato da CIDH para as próximas eleições", diz.

Para a Anistia, "É igualmente preocupante que o secretário geral da OEA não só deixe de condenar esta atitude do Brasil, como também sugira que por ser um projeto de desenvolvimento de grande envergadura em um país como o Brasil, a CIDH deveria analisar a situação ´com mais calma´, mesmo se a subsistência e outros direitos de povos indígenas pudessem estar em risco".

http://www.amazonia.org.br/noticias/noticia.cfm?id=383551

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.