VOLTAR

Animais em extinção

O Globo, Cartas dos Leitores, p. 6
Autor: CUNHA, André de Almeida
19 de Mar de 2005

Animais em extinção

Foi com imenso prazer que li a carta do presidente do IEF-RJ, Maurício Lobo, informando que existem registros da presença do queixada e da anta em Unidades de Conservação Estaduais da região da Serra dos Órgãos. De fato, meu levantamento de campo foi concentrado na região do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, onde estas espécies já não ocorrem mais, e pela falta de informações confiáveis, publicadas em periódicos científicos, extrapolei os resultados obtidos para a região. Como escrito na reportagem do GLOBO, o correto é falar sobre a provável extinção, porque podem existir populações que ainda sobrevivem. Entretanto, é correto afirmar que ocorreu, no mínimo, a extinção funcional destas espécies, ou seja, devido às abundâncias extremamente baixas, suas funções no funcionamento do ecossistema, como controle das populações de presas e dispersão de sementes, já não estão sendo eficientes. Estas espécies necessitam de áreas extensas para sobreviver a médio e longo prazos, maiores do que a área isolada de qualquer unidade de conservação daquela região. Por um lado temos que comemorar a sobrevivência de alguns indivíduos destas espécies na região, e por outro temos que unificar e fortalecer os esforços, municipais, estaduais, federais (que já existem por parte do Ibama), e da sociedade civil para tentar salvar não só estas, mas todas as espécies ameaçadas pelas desastrosas mãos do homem.

André de Almeida Cunha pesquisador do Laboratório de Vertebrados do Departamento de Ecologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (por e-mail, 17/3), Rio

O Globo, 19/03/2005, Cartas dos Leitores, p. 6

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.