VOLTAR

Aneel libera usina Santo Antonio para iniciar operação

Veja com Reuters e Estadão Conteúdo
12 de Mar de 2013

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) liberou a usina hidrelétrica de Santo Antonio para iniciar operação comercial a partir desta terça-feira. A usina, administrada pela Santo Antônio Energia S.A, está localizada no Rio Madeira, em Porto Velho, Rondônia.

Quando a hidrelétrica estiver concluída, o que deve ocorrer em novembro de 2015, terá capacidade instalada de 3.150 megawatts. O despacho com a autorização está no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira.

A construção da usina de Santo Antônio é considerada uma importante obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O leilão foi feito em 2007 e vencido pelo consórcio Madeira Energia, da qual faz parte a Odebrecht. A previsão de início das atividades já era em 2013. O investimento total previsto é de 15,1 bilhões de reais.

As obras vem, desde 2011, passando por uma série de paralisações ocasionadas por protestos e greves de trabalhadores que reivindicam salários e condições de trabalho melhores. A usina de Jirau, também no Rio Madeira, é outra grande obra do PAC e que também já enfrentou, na mesma época que a usina de Santo Antônio, manifestações contrárias.

http://amazonia.org.br/2013/03/aneel-libera-usina-santo-antonio-para-in…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.