VOLTAR

André quer levar índios e produtores para falar com Lula

Campo Grande News - www.campogrande.news.com.br
Autor: Paulo Fernandes
31 de Out de 2008

O governador André Puccinelli afirmou nesta sexta-feira o que adiantou ontem o deputado federal Waldir Neves (PSDB-MS), que ele quer ter uma conversa com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para discutir os estudos da Funai (Fundação Nacional do Índio) para a demarcações de terras em Mato Grosso do Sul.

Segundo Puccinelli, a discussão não será feita no próximo encontro entre os dois, nos dias 6 e 7, na Rodada de Integração Produtiva de Governadores e Prefeitos do FCCR (Foro Consultivo de Municípios, Estados federados, províncias e Departamentos do Mercosul) - Eixo Sul", em Foz do Iguaçu (PR). "Lá não é o fórum adequado", disse.

Puccinelli afirmou que quer marcar a conversa para levar até o presidente todas as partes interessadas na discussão: representantes do MPF (Ministério Público Federal), índios, entidades ligadas a produtores como Agrisul e Famasul e prefeitos.

O governador quer discutir um plano de trabalho para que os índios possam produzir. Ele defende que os índios devem ter acesso à análise de solo e a patrulha mecanizada. "É fazer com que os índios produzam, em vez de ficar tomando cachaça", afirma.

Ele sugeriu ao presidente da Funai, Márcio Meira, prioridade às questões de terras envolvendo discussões antigas, como da Aldeia Cachoeirinha, antes de serem criadas mais 39 aldeias, em 26 novos municípios.

Em Foz do Iguaçu, Puccinelli pretende tratar com o Lula de assuntos relacionados a produção, como o fomento de recursos.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.