VOLTAR

André discute com deputados e entidades sobre indenização a produtores rurais

Campo Grande News - http://www.campograndenews.com.br
Autor: Kleber Clajus e Leonardo Rocha
27 de Nov de 2013

A busca por uma alternativa de indenização aos produtores rurais em áreas de conflito indígena é tema, nesta manhã (27), de reunião do governador do Estado, André Puccinelli (PMDB), com nove deputados estaduais e representantes dos produtores rurais e indígenas.

O encontro ocorre como agenda interna do governador e tem por objetivo avaliar as propostas apresentadas na semana passada pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, sobre as alternativas para a compra de terras em áreas de conflito indígena.

Dos produtores, há representantes da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul) e da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural). Da parte dos indígenas participam integrantes do Cimi (Conselho Indigenista Missionário).

Dentre as alternativas de indenização estava o uso de TDA's (Títulos da Dívida Agrária) que serviram para a aquisição de terras do Estado e posterior indenização dos produtores, mas as de posse do poder público seriam insuficientes para este fim. Já quanto as terras confiscadas do tráfico, há de se aguardar trâmite na Justiça e também seriam poucas, em vista da necessidade de áreas a se indenizar.

Ainda dentre o leque de opções estaria a utilização de parte do pagamento da dívida ativa do Estado com a União a ser utilizado para a compra das propriedades reivindicadas como indígenas, mas neste ponto a própria União teria que renunciar receita.

A principal preocupação do Governo Federal, neste caso, seria encontrar uma solução para evitar o conflito entre indígenas e produtores rurais sem abrir precedente para que outros Estados também passem pela mesma situação.

http://www.campograndenews.com.br/politica/andre-discute-com-deputados-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.