VOLTAR

Amigos da Terra - Amazônia Brasileira pede adiamento das audiências de licenciamento do gasoduto de Urucu

Amigos da Terra
01 de Nov de 2001

A Organização não Governamental Amigos da Terra - Amazônia Brasileira iniciou hoje uma campanha pelo adiamento do processo de licenciamento ambiental do gasoduto Urucu-Porto Velho.
Para a instituição, o licenciamento, a cargo do Ibama (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) está sendo feito às pressas, sem uma adequada consulta à sociedade, como deveria ser feita, no caso de uma obra que deverá trazer sérias conseqüências ambientais.
Embora o EIA (Estudo de Impacto Ambientral) e o Rima (Relatório de Impacto Ambiental) tenham sido recém concluídos, as audiências públicas para a discussão dos mesmos já foram marcadas para o período de 6 a 10 de novembro. Pela complexidade e extensão desses documentos, não há tempo hábil para uma correta avaliação do seu conteúdo, bem como para a correta compreensão, por parte das comunidades por onde o gasoduto passará, das suas possíveis conseqüências e impactos.
Para completar, haverá audiências apenas nas cidades de Coari, Lábrea, Canutama e Porto Velho. Manaus, capital política do Estado do Amazonas, no qual a obra terá maior extensão, não terá audiência.
A campanha da instituição pelo adiamento das audiências deverá se basear no envio de cartas e e-mails para o presidente do Ibama, Hamilton Casara, para que ele providencie o adiamento do licenciamento, possibilitando que a sociedade tenha uma participação adequada e democrática no processo.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.