VOLTAR

A ameaça dos fazendeiros em Minas e no Xingu

Jornal da Tarde (São Paulo - SP)
27 de Mai de 1976

O delegado adjunto regional da polícia de Montes Claros afirmou que a invasão comandada por dois policiais, seus subordinados, à TI Xakriabá, em Itacarambi, foi uma ação de fiscalização normal, correta, sem excessos e nem violência. A Secretaria de Segurança de Belo Horizonte, por sua vez, preferiu não intervir no caso, fazendo com que a versão do delegado prevaleça como a palavra final da polícia. Celio Horst, funcionário do Posto Indígena da Funai, está indiciado como responsável por danos e prejuízos em inquérito em andamento na Polícia de Januária. Horst tentou procurar a delegacia regional da Funai em Governador Valadares, mas o coronel titular está viajando; ele ainda não sabe como o órgão se posicionará a respeito do caso.
Em SP, ameaças feitas por telefone à Funai afirmavam que os fazendeiros estão dispostos a invadir à terra da etnia Kayapó Metyktire, no Parque Indígena do Xingu. Apesar das ameaças, o presidente do órgão garantiu ontem que a área será demarcada administrativamente para os indígenas.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.