VOLTAR

Ameaça de bomba faz Marina despachar na rua

OESP, Geral, p. A20
22 de Nov de 2003

Ameaça de bomba faz Marina despachar na rua
Denúncia era de que haveria três explosivos na sede do Ministério do Meio Ambiente

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, reiterou ontem que vai recomendar à Presidência da República o veto de um dos artigos da MP dos transgênicos, aprovada anteontem pelo Senado. O dispositivo abre caminho para o plantio de uma nova safra de soja geneticamente modificada no período 2004/2005. Ontem, por causa de uma denúncia aônima de que haveria três bombas no prédio, a ministra, assessores e funcionarios tiveram de deixar o local, no início da tarde. Marina decidiu despachar com assessores na frente de uma barraca de pastéis no estacionamento do ministério. A perícia não encontrou nada no local e concluiu tratar-se de trote.
"Todos os ministérios envolvidos deverão se manifestar sobre o texto aprovado. Mantemos a nossa posição", disse Marina. O artigo, de número 14, foi acrescentado ao texto da MP pela Câmara dos Deputados e confirmado pelo Senado. Ele garante a inscrição de sementes transgênicas no Registro Nacional de Cultivares. A medida abrange também as sementes dos agricultores. A ministra já havia manifestado seu descontentamento com a modificação. Na votação de anteontem, senadores do PT votaram contra o artigo 14, analisado separadamente em destaque apresentado pela senadora Ideli Salvatti (PT-SC).
Marina reuniu-se ontem com o deputado Aldo Rebelo (PC do B-SP), relator do projeto de lei de biossegurança que está em tramitação na Câmara. De acordo com a ministra, a conversa girou em torno dos aspectos gerais do projeto.
Pontos polêmicos ou passíveis de alteração não foram abordados, disse. Ela reafirmou considerar que o projeto preparado pela Casa Civil tem o formato ideal. O projeto vem sendo criticado por tirar o poder de decisão da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), entre outros. Na próxima semana, uma equipe técnica do ministério deverá se encontrar com integrantes da equipe de Rebelo para debater o assunto. (Lígia Formenti)

OESP, 22/11/2003, Geral, p. A20

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.