VOLTAR

Ameaça aos povos tradicionais

O Globo, Opinião, p. 6
Autor: BERNA, Vilmar
15 de Mai de 1995

Os povos tradicionais estão ameaçados de extinção e muitas comunidades já foram efetivamente extintas; como a de Laranjeiras, em Paraty, entre outras. Não é de índios que estamos falando, muito menos de uma agressão que ocorreu no passado. Essa extinção continua ocorrendo agora, atingindo os chamados povos tradicionais, que se constituem de pequenas comunidades, à margem do processo de desenvolvimento, cuja cultura, a exemplo da indígena, é transmitida pela tradição, pela oralidade, hábitos, arte etc.
Os povos tradicionais vivem em diferentes graus de isolamento, longe dos centros urbanos e junto da natureza, de onde extraem os remédios, alimentos, materiais para construir moradias, barcos, fabricar ferramentas, panelas, cestos, ornamentos etc.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.