VOLTAR

Ambientalistas reclamam de desinformação da equipe de Bolsonaro

O Globo - https://oglobo.globo.com/brasil
08 de nov de 2018

Ambientalistas reclamam de desinformação da equipe de Bolsonaro
Reunião da Frente Parlamentar Ambientalista da Câmara acaba em 'terapia de grupo'

Catarina Alencastro

BRASÍLIA - Os convidados ainda sentavam, enquanto Mário Mantovani, da SOS Mata Atlântica, de microfone em punho, dava o tom daquele que seria o primeiro encontro da Frente Parlamentar Ambientalista na Câmara após a eleição de Jair Bolsonaro :
- Nas últimas reuniões que a gente marcou para discutir conjuntura política, descambou para a terapia de grupo - começou.

Ao longo de quase duas horas, especialistas se revezaram em lamentos e críticas ferrenhas a declarações e promessas que Bolsonaro fez em relação a agenda ambiental, como a retirada do Brasil do Acordo de Paris, no qual todos os países se comprometeram com metas de redução das emissões de poluentes, e o fim de novas demarcações de terras indígenas. Traçando um cenário sombrio, os ambientalistas viram um único motivo para comemorar: o novo recuo do presidente eleito de juntar Ministério do Meio Ambiente e Ministério da Agricultura .

- Pela primeira vez na vida a gente torce para um presidente não cumprir as promessas de campanha - brincou Sônia Guajajara, liderança indígena que foi candidata a vice na chapa de Guilherme Boulos (Psol).

'Anos difíceis'
Presidente da Frente, o deputado Alessandro Molon (PSB-RJ) previu "anos difíceis na proteção do meio ambiente". Presidente do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, o ex-deputado Alfredo Sirkis reclamou do grau de "desinformação" da equipe de Bolsonaro em relação à pauta ambiental e climática. Segundo ele, o presidente eleito e seu entorno acham que a proteção do meio ambiente é uma pauta da esquerda.

- Nossa palavra de ordem é: 'muita calma nessa hora'. O grau de desinformação do pessoal que vai assumir é muito alto. Dão opinião com base no que ouviram de orelhada. São opiniões cheias de preconceito de que o meio ambiente seria algo de esquerda. Chega a ser uma piada. Tem que se explicar com muita paciência para essas pessoas que a questão do clima não é ideológica. Se eles têm apreço pelo futuro de seus netos têm que proteger nossas florestas - comentou Sirkis.
A bancada ambientalista sempre atuou na Câmara em situação de grande inferioridade frente à poderosa bancada ruralista. Os ruralistas têm desde o primeiro momento apoiado Bolsonaro, e o anúncio de que o Ministério da Agricultura será comandado pela presidente da Frente ruralista, deputada Tereza Cristina (DEM-MS), é mais um indicativo da força que o setor terá no próximo governo.

O grupo tenta aprovar ainda este ano, antes de Bolsonaro tomar posse, alguns projetos que temem ter mais dificuldade em encaminhar a partir do ano que vem, como PL 6670/16, que cria uma política nacional de redução do uso de agrotóxico, um contraponto àquele que ficou conhecido como PL do Veneno; e uma versão mais branda do projeto que altera o licenciamento ambiental.
Último a falar no encontro, o fundador do Instituto Socioambiental (ISA), Márcio Santilli, lembrou que tinha apenas oito anos quando começou a ditadura militar. Numa tentativa de animar a plateia, moribunda após tantos discursos pessimistas, pediu união dos defensores da causa ambiental.

- Ninguém aqui deve temer pelo o que virá pela frente. Certamente não será pior do que já passamos. Temos que lutar para que aberrações como as que já foram ditas não virem realidade. Temos que ter capacidade de resistência e união - disse, fazendo marejar os olhos do orador que o antecedeu, o representante da WWF, Bruno Taitson.

https://oglobo.globo.com/brasil/ambientalistas-reclamam-de-desinformaca…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.