VOLTAR

Amazônia tem maior desmate em dez anos

OESP, Metrópole, p. A24
24 de Nov de 2018

Amazônia tem maior desmate em dez anos
Devastação na floresta teve alta de 13,7%; Pará e Mato Grosso sofreram perda mais ampla

André Borges, O Estado de S.Paulo

A Amazônia teve em 2017 o maior índice de desmatamento dos últimos dez anos. Dados oficiais divulgados ontem, os últimos da gestão Michal Temer, apontaram alta de 13,7% de devastação na área entre agosto de 2017 e julho de 2018, ante o mesmo ciclo anual anterior.

A remoção total da vegetação (corte raso) atingiu 7,9 mil km², área equivalente a mais de cinco vezes a capital paulista. Os Estados com valores mais elevados foram Pará (35,9% do total), Mato Grosso (22,1%), Rondônia (16,7%) e Amazonas (13,2). O governo federal procura relevar o resultado ruim, ao observar que o desmate de 2018 representa uma redução de 72% em relação à área registrada em 2004, quando 28.772 km² foram desmatados, a maior perda florestal no século 21.

O mapeamento se baseia em imagens de satélite para registrar e quantificar as áreas desmatadas maiores do que 6,25 hectares. Foi considerado como desmatamento a remoção completa da cobertura florestal, independentemente da futura utilização dessas áreas.

No ciclo 2017/2018, o Ibama, ligado ao Ministério do Meio Ambiente (MMA), aumentou o número de autuações em 6%. As áreas embargadas na região tiveram ampliação de 56%, o volume de madeira apreendida cresceu 131% e a apreensão de equipamentos teve alta de 183%, ante o período anterior.

Em unidades de conservação fiscalizadas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do MMA, aumentaram em 40% as autuações, 20% as áreas embargadas e 40% as apreensões de madeira e equipamentos.

Ministério. Edson Duarte, ministro do Meio Ambiente, não deu entrevista sobre os dados. Por nota, declarou que "o recrudescimento do crime organizado" que atua no desmate ilegal "está associado a outras práticas criminosas, como tráfico de armas e animais, trabalho escravo, evasão de divisas e lavagem de dinheiro". Para ele, é preciso "ampliar a mobilização de todos os níveis de governo, sociedade e setor produtivo" contra s ilícitos ambientais".

O presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), ainda não anunciou o ministro da área. Em vídeo há duas semanas, ele criticou a gestão do setor no País e chamou a atuação do Ibama de "xiita". Defendeu acordos com empresas estrangeiras para explorar recursos na Amazônia e uso do turismo como mecanismo de proteção ambiental.

OESP, 24/11/2018, Metrópole, p. A24

https://sustentabilidade.estadao.com.br/noticias/geral,desmatamento-na-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.