VOLTAR

Amazônia Indígena realiza Grande Encontro

Coordenação das Organizações Indígenas Da Amazônia Brasileira - http://www.coiab.com.br
02 de Ago de 2011

Grande Encontro Pan-Amazônico: Saberes Ancestrais,

Povos e Vida Plena em harmonia com a Floresta

Há muito tempo se passou dos limites do perigo. Os gases poluentes na atmosfera, gerando o aquecimento global e os graves impactos de desastres ambientais à saúde humana, cultural, agrícola, econômica, estão cada vez mais incontroláveis e esse processo é irreversível. Vivemos em tempos sombrios de crise climática global e profunda agressão que faz parte da maior crise de uma civilização baseada no individualismo e do consumismo desenfreado, na mercantilização e privatização de tudo, e na arrogância irresponsável de \\\"dominação\\\" da natureza, esquecendo que somos apenas uma pequena parte dela.

Com o objetivo de construir uma alternativa para a Floresta a e todas as formas de vida no planeta, os Povos Indígenas da Amazônia, através do encontro entre os líderes das organizações indígenas dos nove países amazônicos travam um diálogo com os movimentos ambientalistas, instituições sociais e internacionais, respeitando a diversidade de abordagens nessa luta em defesa do meio ambiente.

Assim, a COICA - Coordenação das Organizações Indígenas da Bacia Amazônica, em parceria com a COIAB - Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira realizam o "Grande Encontro Pan-AMazônico: Saberes Ancestrais, Povos e Vida plena em harmonia com a Floresta", a ser realizado na cidade de Manaus, no período de 15 a 18 de Agosto de 2011, com a participação de mais de 100 lideranças indígenas, através de 10 representantes locais e regionais de cada um das nove confederações nacionais dos povos indígenas da Amazônia: Brasil (COIAB), Peru (AIDESEP), Bolívia (CIDOB), Colômbia (OPIAC), Equador (CONFENIAE), Venezuela (ORPIA), Guiana (APA) Suriname (OIS) e da Guiana Francesa (FOAG).

Esse Grande Encontro irá tomar decisões estratégicas sobre temas relacionados à Amazônia e para toda a humanidade, debatendo propostas das lideranças indígenas e representantes do sistema das Nações Unidas, europeus e sul-americanos, os bancos multilaterais, ambientalistas e movimentos sociais, nas escolhas de ações específicas sobre os processos globais, tais como:

- Processos para Redd + (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação): FCPF UNREDD, FIP e mecanismos de subvenção para os Povos Indígenas, Cooperação Global REDD;

- COP 17 Convenção-Quadro sobre Mudança do Clima das Nações Unidas (Durban, Novembro 2011);

- Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Rio + 20 (Brasil, junho 2012);

- Conferência das Partes, a Convenção COP 11 sobre Diversidade Biológica (Coréia, outubro de 2012);

- Congresso Mundial de Conservação da IUCN (Índia, setembro de 2012)

Povos Indígenas da Amazônia, caminhando na trilha de nossos antepassados, nós nos encontraremos em Manaus para fortalecer a unidade e a esperança para as Florestas e para a Vida de todo o planeta.

http://www.coiab.com.br/coiab.php?dest=show&back=index&id=751&tipo=N

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.