VOLTAR

A Amazônia Azul

O Globo, Panorama Político, p. 2
31 de dez de 2006

A Amazônia Azul

0 governo brasileiro se prepara para uma batalha diplomática relevante para o futuro do país na ONU. Em março, as Nações Unidas vão deliberar sobre a reivindicação brasileira de ampliar seu mar territorial de 200 para 350 milhas marítimas. 0 pleito brasileiro está previsto na Convenção da ONU sobre os Direitos do Mar, de 1982, assinada por mais de cem países.

Hoje, 80% da produção de petróleo do país ocorre na área das 200 milhas. A ampliação da Zona Econômica Exclusiva em 150 milhas, de acordo com a configuração geográfica da plataforma continental do Brasil, segundo dados da Marinha, permitiria ao país descobrir novos campos de petróleo e gás, explorar 73 jazidas de metais e uma enorme biodiversidade.

0 governo brasileiro já apresentou à ONU, em setembro de 2004, toda a documentação técnica que sustenta o seu pedido. 0 fato do Brasil ter fronteiras marítimas definidas com a Guiana Francesa e o Uruguai ajuda. A Rússia fez o mesmo pleito, mas ele foi negado em função de litígios na fronteira marítima.

O Globo, 31/12/2006, Panorama Político, p. 2

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.