VOLTAR

Amazonas monta plano de controle do desmatamento

OESP, Vida, p. A22
08 de Nov de 2008

Amazonas monta plano de controle do desmatamento

O governo do Amazonas coloca, na próxima semana, um plano estadual de redução do desmatamento em consulta pública por 30 dias. 0 Estado pleiteia recursos do Fundo Amazônia, formado por doações feitas por países ricos. 0 fundo pode ser usado caso o País diminua a área de floresta cortada justamente em projetos que mantenham a tendência de queda.
0 plano é um dos pré-requisitos para os Estados amazônicos terem acesso aos recursos, que serão administrados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Ele foi apresentado ontem na P Conferência Latino-Americana de Mudanças Climáticas e Serviços Ambientais, realizada em Manaus, e estará disponível no site da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (www.sds.am.gov.br).
Durante o evento, a secretária do Meio Ambiente, Nádia Cristina D'Ávila Ferreira, assumiu a intenção de ampliar o plano contra o desmatamento para um plano estadual de controle das emissões de gases-estufa, que levam ao aquecimento global. O corte e as queimadas, especialmente na Amazônia, respondem por 75% das emissões brasileiras. 0 governo federal, contudo, não aceita metas de controle.
Cristina Amorim

OESP, 08/11/2008, Vida, p. A22

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.