VOLTAR

Amazonas é o 2º em número de suicídios entre indígenas

Diário do Amazonas
11 de Abr de 2008

MANAUS - O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) através da publicação "Violência Contra os Povos Indígenas no Brasil - relatório 2006 - 2007", apontou que o Amazonas possui o segundo maior número de registros de suicídios entre os povos indígenas do País.

De acordo com o documento, nos dois últimos anos, 16 índios no estado cometeram suicídio, a maioria era de homens e jovens entre 14 e 25 anos. O relatório apresenta dados sobre as violências praticadas contra os indígenas e sobre as violações dos direitos indígenas em todo País. O lançamento foi realizado ontem (10) em São Paulo (SP).

Dados

De acordo com a publicação, em 2006, foram registrados 11 casos de violência, sendo que nove deles aconteceram no município de São Gabriel da Cachoeira, a 852 quilômetros a oeste de Manaus, a maior parte pertence a etnia Tukano.

O relatório aponta que os 11 casos são de jovens entre 14 e 25 anos, sendo que oito deles tinham menos de 18 anos. No mesmo ano, 20 indígenas tentaram suicídio no mesmo município. Os números foram reduzidos para cinco casos em 2007, sendo que todos com membros da etnia Tikuna, no município de São Paulo de Olivença, a 985 quilômetros a Oeste de Manaus. Três cometeram suicídio em dois dias seguidos.

Mato Grosso do Sul foi o estado com a maior incidência de suicídios, num total de 42 casos nos dois anos pesquisados.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.