VOLTAR

Amarjuma realiza assembléia-geral nos dias 6 e 7 deste mês

FAS - www.fas-amazonas.org
Autor: Monick Maciel
02 de Fev de 2010

A Associação de Moradores da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Juma (Amarjuma) realiza, nos próximos dias 6 e 7, assembléia geral para prestar contas das atividades realizadas em 2009 e para apresentar o planejamento 2010. A Amarjuma possui, atualmente, 725 associados, e representa moradores de 33 comunidades da reserva Juma. A Fundação Amazonas Sustentável (FAS) participará da reunião como convidada.

"O interessante desta reunião é que os comunitários vão poder participar ativamente da gestão da reserva do Juma, através da Associação", explica Mauro Cristo, coordenador regional do Bolsa Floresta na calha do Madeira. Mauro Cristo explica que a FAS contribuiu diretamente para a criação da Associação, pois o apoio à organização comunitária nas unidades de conservação está previsto pelo componente Associação, um dos quatro que compõem o Programa Bolsa Floresta.

O coordenador Mauro Cristo explica ainda que, além dele, outros colaboradores da FAS participarão da reunião da Amarjuma, entre eles o superintendente técnico científico , João Tezza Neto. O gestor da Reserva, Robson Alencar, vinculado ao Centro Estadual de Unidades de Conservação (Ceuc), órgão responsável pela gestão das UC´s, também deverá participar.

No Juma, o presidente da Associação é Doracy Corrêa Paes. Segundo ele, o objetivo da associação é garantir o fortalecimento das organizações de base comunitária. O recurso destinado ao Bolsa Floresta Associação, e que é liberado diretamente às associações, equivale a 10% da soma do Bolsa Floresta Familiar entregue às famílias.

Eleito pelo voto direto, assim como os demais presidentes de associações das UC´s, Doracy destacou, em entrevista concedida à FAS em dezembro, a importância social de incentivar o empoderamento das comunidades. "No questionário que aplicamos, os associados pedem mais incentivo à produção, ao escoamento, psicultura e avicultura. A associação tem poder de conseguir recursos mais fácil junto aos órgãos competentes para melhorar a vida das pessoas", afirmou.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.