VOLTAR

Amapá promove capacitação para comunidades indígenas

Governo do Estado do Amapá - http://www4.ap.gov.br/jsp/noticias/news.jsp?ref=9220&dtDay=2010-02-26
Autor: Iracilda Tavares
26 de Fev de 2010

Cursos vão beneficiar indígenas das aldeias Kumené, Kumarumã e Wajãpi

A Secretaria Extraordinária de Políticas para os Povos Indígenas (Sepi) em parceria com a Secretaria de Estado do Trabalho e Empreededorimo (Sete) estarão realizando durante o mês de março cursos de capacitação Corte Costura, Panificação e Manutenção de Motor de Popa. Os cursos vão beneficiar indígenas das aldeias Kumené, Kumarumã e Wajãpi.

O curso de Corte Costura ocorrerá no período de 2 a 10 de março, na aldeia Kumené, e vai beneficiar cerca de 100 mulheres indígenas que irão trabalhar na produção de roupas e artefatos. No mês passado, o Governo do Estado entregou seis maquinas de costura e peças de tecidos para a Associação das Mulheres Indígenas de Oiapoque (Amim). A capacitação vai atender mulheres indígenas das etnias Palikur, Galibi Marworno, Galiby Kalinã e Karipuna.

O curso de Panificação também iniciará no dia 2 e segue até 14 de março, na aldeia Kumarumã. Cerca de 50 indígenas de Oiapoque participarão do curso. O curso de Manutenção de Motor de Popa acontecerá no período de 22 de março a 9 de abril, na aldeia Wajãpi.

De acordo com o secretário de Políticas para os Povos Indígenas, João Neves, o Governo do Amapá investe cada vez mais na capacitação dos povos indígenas, pensando no desenvolvimento social e econômico, através de mecanismo de sustentabilidade. "Essas ações são resultado dos investimentos que o Governo vem fazendo em prol da sociedade indígenas, respeitando as tradições e suas culturas", concluiu o secretário.

Outra ação importante é o Programa Amapá Jovem do Governo do Estado, coordenado pela Secretaria Extraordinária de Políticas para a Juventude, que já beneficiou cerca de 50 jovens indígenas em janeiro deste ano. Em março, o Amapá Jovem deverá alcançar as aldeias kumené, Kumarumã e Manga, beneficiando aproximadamente 150 jovens. O programa deverá beneficiar pelo menos 200 jovens indígenas do Estado.

A Secretaria Extraordinária de Políticas para os Povos Indígenas esta funcionando em novo endereço, na Avenida Padre Julio Maria Lombard n 1614, bairro Central, altos do Procon/AP.

Iracilda Tavares
Assessora de Comunicação
Secretaria de Estado da Comunicação

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.