VOLTAR

Alunos indígenas têm aula em português

Zero Hora-Porto Alegre-RS
05 de Mai de 2005

Sem escola de 5ª a 8ª série perto de casa, cerca de 15 guaranis da Aldeia Alvorecer, em São Miguel das Missões, viajam uma hora para estudar. A Escola Municipal José Cassiano, a mais próxima, integrou os adolescentes aos demais alunos, e eles deixaram de aprender na língua indígena. Quando estão na 1ª e 2ª séries, um guarani traduz para as crianças que não sabem falar português o que a professora ensina. Para lecionar nas séries iniciais, não é exigido curso superior.

- Seria bom se tivesse um professor que falasse a nossa língua. Somos guaranis, precisamos aprender em guarani para não perder os costumes. Às vezes não entendemos o que o professor explica - conta Alcides Escobar Campos, 16 anos, aluno da 6ª série.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.