VOLTAR

Alunos indígenas recebem prêmio por participação em concurso ambiental

Funasa
28 de Fev de 2008

Na semana passada (22/2), a equipe do Pólo-base de Bauru, da Coordenação Regional da Funasa me São Paulo, realizou a cerimônia de premiação do "Concurso de Frases sobre o meio ambiente", que pertence ao Projeto "Kaxunokoti Pokeé Yoko Muyóti - Fortalecer a Terra e o Corpo". A solenidade foi voltada para as comunidades das Aldeias Kopenoty e Ekeruá, no município de Avaí (SP).

O evento aconteceu no clube social da aldeia Kopenoty e reuniu cerca de 200 pessoas. O vencedor do concurso foi o estudante, Paulo Matheus Alves Jacinto, 9 anos, aluno da 4ª série, que ganhou uma bicicleta, doada pelo Projeto Rondon, por ter elaborado a frase, "QUEM NÃO RESPEITA A NATUREZA, NÃO SE RESPEITA". A mensagem foi estampada em 238 camisetas, confeccionadas pela Funasa, que foram distribuídas durante a festa. Outros 12 alunos também tiveram as suas frases selecionadas e ganharam kits escolares.

O concurso, que foi em prol da promoção à saúde das comunidades da Terra Indígena Araribá, aconteceu em outubro de 2007 e contou com a participação dos estudantes das escolas indígenas localizadas nas aldeias Kopenoty e Ekeruá. Para a execução desse projeto, a Funasa contou com a parceria dos indígenas, da Funai, do Instituto para Defesa do Meio Ambiente Indígena (IDMAI) e da Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Avaí.

Na próxima etapa, serão desenvolvidas atividades permanentes, tais como coleta de sementes, formação de mudas e o Bazar do Meio Ambiente. Já está previsto também para os próximos meses, o início da recuperação das Áreas de Preservação Permanentes do Córrego Três Pilões, localizado na aldeia Ekeruá. O projeto foi aprovado pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO), e será realizado em conjunto com a Funasa, Funai e os representantes indígenas.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.