VOLTAR

Alunos de Ciências Biológicas do UNIFESO participam de expedição ao Parque Estadual da Serra do Mar

Gestão Universitária - http://www.gestaouniversitaria.com.br
26 de Jul de 2010

No início de julho, trinta alunos do curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) tiveram a oportunidade de vivenciar, em quatro dias, a rotina científica de um biólogo em uma Estação Biológica de Pesquisa e em uma área de conservação de restinga de altíssimo nível, localizada no distrito de Picinguaba, em Ubatuba, São Paulo. A primeira expedição ao Parque Estadual da Serra do Mar foi acompanhada pelos professores Alexandre Braga, da disciplina Ecologia; Marcelo Souza, de Botânica; e Renan Loureiro, de Zoologia. Com uma biodiversidade exuberante de fauna e flora, o passeio proporcionou ao grupo um contato direto com a natureza.

Além da orientação dos professores, os estudantes contaram também com as instruções dos monitores da Estação Biológica e aproveitaram para observar os diferentes ecossistemas e biotas encontradas na área do parque. Na ocasião, também foram visitados o famoso "Aquário de Ubatuba", o Projeto Tamar (Base Ubatuba), Paraty e seu Centro Histórico e a cidade de Ubatuba.

Foram inúmeras atividades em diversos ambientes, onde todos puderam explorar belíssimas trilhas dentro da área de restinga e seus ambientes associados, como o Rio Picinguaba, o mangue, as florestas da Mata Atlântica, grutas, e ainda curtir a beleza da praia. "Além do contato com o paraíso, a experiência sem dúvida foi muito importante. Tivemos a oportunidade, por exemplo, de observar as diferentes formas de vida", contou a estudante Anita Raquel Bland. Para a estudante, uma das maiores emoções foi encontrar a pegada de uma onça e identificá-la. "É onde a gente aprende fazendo", acrescentou.

Segundo o professor Renan, o grupo foi muito elogiado pelos monitores e gestores do parque no fim do passeio. Com o resultado positivo do primeiro passeio, ele já planeja outro para o ano que vem. "A 'Expedição Picinguaba 2' já faz parte do calendário acadêmico e já está previamente marcada para a mesma época em 2011. Esta foi um sucesso, e fica a imagem da saudade de um paraíso tropical que deve continuar preservado e disponível para visitação por amantes da natureza", declarou o professor. Ele fez questão de parabenizar o gestor, os monitores e toda a equipe do Núcleo Picinguaba "pelo belíssimo e competente trabalho realizado em prol da conservação da biodiversidade local e de um ecossistema tão importante como a restinga", agradecendo pela recepção prestada aos alunos e professores do UNIFESO.

http://www.gestaouniversitaria.com.br/noticias/23349-alunos-de-ciencias…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.