VOLTAR

Alunos aprendem biologia por meio de projeto sustentável em Santarém

G1 - http://g1.globo.com/
28 de Jan de 2015

Alunos do Colégio Estadual Álvaro Adolfo da Silveira, de Santarém, oeste do Pará, tiveram uma aula diferenciada na manhã desta quarta-feira (28). Os professores levaram os estudantes a conhecerem o Instituto Gestor de Pesquisas da Amazônia (IGPA), um projeto que funciona em uma área de floresta do bairro Cucurunã. A proposta da escola é chamar atenção para a preservação e conservação do meio ambiente no município.

De acordo com o presidente do IGPA, Pedro Paulo Ferreira, a área da floresta oferece a oportunidade para que alunos possam desenvolver diversas atividades. "Nesta área há praticamente quase todas as espécies da Amazônia. É um ambiente muito bom para pesquisa e para a educação ambiental. O homem não vive sem a biodiversidade e também não vive sem oxigênio", explica.

O IGPA possui o Projeto de Desenvolvimento Sócio Ambiental que em parceria com escolas e a comunidade local, realiza diversas ações de conscientização ambiental, a fim de garantir a qualidade de vida da população e o futuro do planeta.

Para o estudante Felipe Sarrazin, os conteúdos adquiridos na escola devem ir além da sala de aula. "É muito importante para quem é aluno e precisa de um contato com esse tipo de ambiente, principalmente para nós que moramos na região amazônica. Quando a gente entra em contato com conteúdos como esse, nós aprendemos mais", enfatiza.

Os alunos andaram por trilhas em meio à floresta e conheceram plantas das mais variadas espécies. Outro momento importante foi o plantio de mudas de espécies nativas da região. "O projeto contribui para que eu aprenda e conheça a diversidade de plantas existentes aqui e também a várias espécies de plantas [medicinais], que servem para consumir, como por exemplo, a copaíba, a andiroba, que ajudam na nossa saúde", ressalta a estudante Kerollen Waleska.

Segundo a professora Joicy Santos, a escola procura desenvolver projetos que despertem nos alunos o interesse pelas questões ambientais. "A intenção é refletir sobre essa questão ambiental, dos desmatamentos, aquecimento global e da necessidade de manter a floresta funcionando como deveria. Temos essa intenção, em fazer com que os alunos, a partir dessa reflexão, possam mudar a sua prática em relação a preservação e conservação do meio ambiente", afirmou.

http://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2015/01/alunos-aprendem-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.