VOLTAR

Alternativas de desenvolvimento sustentável na caatinga são tema do DOCTV

Agência Brasil
Autor: Daniely Santos
17 de Set de 2007

Os estereótipos usados para retratar o semi-árido nordestino incomodavam a jornalista Isana Pontes. A idéia é desmistificar essa visão da caatinga de miséria e sofrimento, conta. A solução foi filmar As Cores da Caatinga, documentário sobre alternativas sustentáveis de desenvolvimento econômico.

Isana Pontes foi à reserva ambiental Raso da Catarina, próxima ao local em que ocorreu a Guerra de Canudos e que também teria escondido o bando de Lampião. No mesmo local de outras histórias de luta do povo nordestino contra a miséria, a jornalista filmou pequenos empreendimentos sustentáveis, como a criação de bode, o extrativismo, plantação de frutas da caatinga e a produção de doces.

O nome da reserva vem da história de uma antiga moradora e líder comunitária, que teria saído de casa no tempo da seca para procurar água e se perdeu. Por não conseguir voltar, a velha senhora enlouqueceu.

O documentário As cores da Caatinga será exibido nesta segunda-feira (17/09), às 23h, pelas emissoras da rede pública de televisão. O DOCTV é um Programa da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, Fundação Padre Anchieta, TV Cultura e Associação Brasileira das Emissoras Públicas, Educativas e Culturais (Abepec), com o apoio da Associação Brasileira de Documentaristas (ABD).

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.