VOLTAR

Almanaque é nova obra de pesquisa

A Crítica, Cidades, p. C4
06 de Nov de 2007

Almanaque é nova obra de pesquisa
Publicação aborda meio ambiente de várias formas como, por exemplo, mapas e dados estatísticos disponíveis a partir do dia 7

Júlio Pedrosa
Da equipe de A Crítica

Em lançamento simultâneo que deverá ocorrer em sete cidades do País, o instituto Socioambiental (Isa) oferece a partir de amanhã (7) a segunda edição do Almanaque Brasil Socioambiental 2008. A publicação, que se propõe a ser uma fonte de pesquisa socioambiental com informações referentes a todos os Estados do País, traz peculiaridades como mapas, gráficos e ensaios fotográficos, além de cartões-postais brasileiros ameaçados. 0 almanaque estará à venda - de início no valor promocional de R$ 38 - em todas as bancas de revistas e livrarias de Manaus.
0 lançamento acontecerá a partir das 19h30, na Banca de Revistas do Largo São Sebastião. O almanaque foi produzido com a participação de mais de 100 colaboradores espalhados pelo País. Nesta edição, a publicação dispensa um capítulo especial sobre a Amazônia, produzido com a colaboração dos pesquisadores Marina Antongiovanni da Fonseca, Arnaldo Carneiro e Natalie Unterstell - todos residentes em Manaus.
"Nossa colaboração se deu por meio de textos escritos com informações diversas, uma delas é o cartão-postal ameaçado, que traz um dos biomas mais bonitos da região, o de Anavilhanas, que se caracteriza pela paisagem cênica ingualável do ponto de vista turístico mas que apresenta diversos pontos de vulnerabilidade do ponto de vista ambiental", afirmou a pesquisadora Marina Antongiovanni. De acordo com o material de divulgação do almanaque, a publicação visa contribuir para a reflexão e o debate sobre o futuro da vida no Brasil e no planeta. Além de um panorama atualizado dos ambientes brasileiros (Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga, Pantanal, Pampa e Zona Costeira), a edição contempla também questões socioambientais contemporâneas, a exemplo das mudanças climáticas provoca das pelo aquecimento global e o papel das florestas na regulação do clima, e capítulos específico; como Diversidade Socioambiental, Florestas, Cidades Água, Terras, Recursos Energéticos e Mineirais e Modelos Desenvolvimento.

Páginas
São, ao todo, 552 páginas , contendo dez ensaios fotográfico autoriais e 85 verbetes. Uma nova seção do almanaque é a que traz textos adaptados da série de televisão "Um pé de quê?", do Canal Futura. Em parceria com o Isa, o almanaque traz informações sobre as origens, curiosidades, usos e desusos de espécies vegetais de regiões, países culturas e épocas. 0 lançamento acontecerá em São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belém e Manaus. E Curitiba, o lançamento ocorre no dia 13 deste mês. A publicação conta com o apoio cultura da Lei de Incentivo à Cultura o Ministério da Cultura e por meio de parcerias entre o Isa e Grupo AES, que patrocinou integralmente a obra. Terá a tiragem inicial de 25 mil exemplares. A primeira edição do almanaque foi lançada originalmente em 2005.

Destaque
O ISA fará a doação de dez mil exemplares do Almanaque Brasil Socioambiental 2008 para bibliotecas e escolas públicas de todo o País, além de entidades sem fins lucrativos e socioambientalmente responsáveis, além de órgãos públicos ligados à questão.

A Crítica, 06/11/2007, Cidades, p. C4

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.