VOLTAR

Alerta ambiental: 10 maravilhas em risco

OESP, Vida, p. A15
05 de Abr de 2007

Alerta ambiental: 10 maravilhas em risco
ONG WWF divulga hoje lista com locais únicos, com grande importância biológica e beleza cênica, que sofrem impacto do aquecimento global

Cristina Amorim

Locais únicos, com grande diversidade e importância biológicas ou beleza cênica, são ameaçados pelo aquecimento global, alerta hoje, em Bruxelas, a ONG WWF. O grupo ambientalista selecionou dez "maravilhas" em todo o mundo que já sofrem os impactos do efeito estufa - e que, se nada for feito para conter o processo, correm o risco de sumirem ou mudarem tanto a ponto de perderem suas características.

É o caso da Amazônia, afirma Carlos Alberto de Mattos Scaramuzza, superintendente de Conservação do WWF-Brasil. "Estudos científicos indicam que os eventos climáticos extremos, como a seca de 2005, podem se tornar mais freqüentes", afirma. Projeções feitas em centros de pesquisa no Brasil e no exterior mostram uma forte tendência à savanização - ou seja, a mudança de floresta para um tipo de cerrado.

Em outros casos, o fim já se delineia. A Grande Barreira de Corais, o maior organismo vivo do mundo, localizado na Austrália, sofre atualmente um processo de branqueamento que mata o sistema. O aquecimento tornará os oceanos mais ácidos, o que alimentará a reação. A tendência é que a barreira morrerá, assim como boa parte dos corais do mundo.

Scaramuzza acredita que a lista possa ajudar na mobilização da população em geral, mais do que as pessoas que formam políticas públicas. "O intuito, neste caso, é sensibilizar mentes e corações. O público exerce em algum momento seu poder de decisão."

Bruxelas, capital da Bélgica, não foi escolhida por acaso pelo grupo. Ali integrantes do Painel intergovernamental de Mudanças Climática (IPCC) divulgam amanhã resultados do segundo capítulo de seu quarto relatório, sobre impactos do aquecimento, vulnerabilidade e ações de adaptação necessárias para a humanidade sobreviver em um planeta alterado por suas próprias ações.

OESP, 05/04/2007, Vida, p. A15

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.