VOLTAR

Alemanha quer continuar investindo na proteção da Amazônia

Governo do Estado do Pará
30 de Abr de 2008

O Governo da Alemanha está disposto a continuar financiando projetos de proteção de florestas na Amazônia, garantiu nesta terça-feira (29), em Santarém, o ministro alemão do Meio Ambiente, Proteção da Natureza e Segurança Nuclear, Sigmar Gabriel, que está em visita oficial ao Pará.

Sigmar Gabriel chegou a Santarém, na Região do Baixo Amazonas, por volta de 15 horas, sendo recebido no aeroporto pelo governador em exercício do Pará, Odair Corrêa.

Ao lado da prefeita de Santarém, Maria do Carmo Martins, o governador em exercício deu boas- vindas ao ministro e sua comitiva, e seguiu com eles para um hotel no distrito de Alter do Chão, onde houve uma reunião de trabalho.

Políticas públicas - A Alemanha já investiu mais de US$ 6 milhões em programas de preservação ambiental no município de Santarém, segundo Maria do Carmo Martins, que agradeceu ao ministro alemão por essa parceria, frisando que muitos programas financiados pela União Européia acabaram virando políticas públicas, tanto do Governo Federal quanto do Governo Ana Júlia Carepa.

A secretária de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente, Maria Cecília Wey de Brito, que representa a ministra Marina Silva, apresentou ao grupo resultados do Programa Arpa, que conta com recursos do governo alemão.

Nesta quarta-feira (30), Sigmar Gabriel e comitiva - da qual participa o embaixador da Alemanha no Brasil, Prót Von Kunov - visitam a Floresta Nacional do Tapajós e a Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns, entre outros compromissos. O secretário de Meio Ambiente do Pará, Valmir Ortega, está em Santarém acompanhando a visita oficial.

Ao saudar a comitiva liderada por Sigmar Gabriel, Odair Corrêa ressaltou, em nome da governadora Ana Júlia Carepa, que o Pará "tem um governo comprometido com a equalização entre o desenvolvimento e a sustentabilidade ambiental, tomando por diretriz a justiça social".

Acrescentou que isso vem sendo demonstrado em várias ações desenvolvidas pelo Governo do Estado com apoio do presidente Lula, "que tem na figura da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, a perfeita síntese de nossa capacidade de enfrentamento e superação da problemática ambiental".

Mobilização - Odair Corrêa disse ainda que considera fundamentais as medidas de qualificação e implementação de política ambiental que o governo do Pará está articulando, em especial aquelas que resultam de ampla mobilização social sobre os rumos do desenvolvimento. Um debate, informou ele, construído nas plenárias do Planejamento Territórial Participativo (PTP).

O governador em exercício afirmou também que o Governo do Pará está aberto ao debate e à cooperação, inclusive com a comunidade internacional, mas tendo sempre como foco a melhoria de qualidade de vida no Pará e em toda a Amazônia.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.