VOLTAR

Aldeinha de Anastácio sedia Fórum Indígena

Anastácio Notícias - http://www.anastacionoticias.com.br/
13 de Abr de 2010

Ontem, 12, a Aldeia Aldeinha de Anastácio recebeu dezenas de pessoas que vieram participar do 4 Fórum Indígena "Kopénoti Xâne, Kiyakáxeke, Kó'oyene, Ihároti" (O Indígena Terena ontem, hoje e amanhã).

O evento é promovido pela Prefeitura de Anastácio através da Coordenadoria de Assuntos Indígenas em parceria com as lideranças da Aldeia Aldeinha através do Cacique José Félix, e Escola Estadual Indígena Guilhermina da Silva, dirigida pelo Prof. José Silvio Gimenes promovem a 4a edição do Fórum Indígena.

Compuseram a mesa de autoridades na solenidade de abertura o vice-prefeito Douglas Figueiredo, representando o prefeito Cláudio Valério; vereadora Maria Alves Meleiro, representando a Câmara Municipal de Anastácio; secretário Municipal de Educação, Laércio Valério da Silva; vice-cacique da Aldeinha, Elias Nimbú; diretor da E.E.I. Guilhermina da Silva, Prof. Silvio Gimenes; Prof. Fábio Lopes de Souza, coordenador do Curso Normal Médio da Secretaria de Estado de Educação; Prof. Dr. Antônio Brand, coordenador da Rede de Saberes da UCDB; Profa Onilda Nincal, da UEMS; coordenador do Fórum Indígena, Prof. Edemilson Dias; e o diretor da Fundação de Cultura de Aquidauana, Luiz Carlos Cabral.

Em seu pronunciamento, o vice-prefeito Douglas Figueiredo parabenizou as lideranças da Aldeinha e da Escola Guilhermina pela realização do evento e ressaltou que a Prefeitura Municipal enquanto Poder Público apóia o evento que possibilita e estimula a comunidade a pensar, sugerir, articular e opinar sobre a questão indígena e seus segmentos.

"Além do processo educacional, eventos como este Fórum, nos proporcionam conhecer e redescobrir a cultura terena presente aqui. Outro ponto importante do evento, a possibilidade da comunidade elencar junto com as autoridades e lideranças indígenas as mudanças e melhorias que foram conquistadas ao longo dos anos", disse o vice-prefeito.

O vice-prefeito Douglas Figueiredo, ainda citou algumas das obras executadas na Aldeinha de Anastácio na gestão do prefeito Cláudio Valério com o apoio da Câmara Municipal. "Trabalhamos para trazer para a Aldeinha posto de saúde, rede de esgoto, pavimentação e lajotamento, captação de águas pluviais e muitos outros projetos, que hoje, o índio terena anastaciano pode usufruir porque nesta Administração Municipal tornou-se realidade", completa Douglas Figueiredo.

Na oportunidade, um dos coordenadores do Fórum Indígena, Prof. Edemilson Dias agradeceu ao público presente, aos parceiros e instituições que apóiam o evento, apresentou a programação do fórum e conduziu a primeira plenária juntamente com os professores Flávio Lopes e Dr. Antônio Brand

O evento tem parceria do Governo do Estado de MS por meio da Secretaria de Estado de Educação, Rede de Saberes, UEMS, UFGD, UCDB, SIL Internacional, Prefeitura Municipal de Anastácio, Secretaria Municipal de Educação de Anastácio, Câmara Municipal de Anastácio e Associação Atlética SEDUC.

A programação do 4 Fórum Indígena é extensa e composta de palestras, apresentações culturais, atividades recreativas, pedagógicas e de pinturas corporais.

Para participar do Fórum Indígena que é coordenado pela Profa Jussara Nimbú, os interessados podem procurar a secretaria da escola Guilhermina da Silva ou ligar para (67) 3245-0638.

http://www.anastacionoticias.com.br/index.php?pagina=noticias-ver&codig…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.