VOLTAR

Aldeias indígenas vão ganhar água tratada

Jornal do Tocantins - Palmas - TO
Autor: Liana John
27 de Mar de 2000

Dentro de 40 dias a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) estará concluindo o serviço de implantação de abastecimento de água de 35 aldeias indígenas localizadas em cinco municípios do Estado. Segundo o diretor Regional da Funasa, Félix Tadeu Chaves, estão sendo utilizados R$ 1,2 milhão e o objetivo é proporcionar 100% de água de boa qualidade para cerca de 6.800 pessoas de todas as nações, como Kraô, Karajá, Xerente, Apinaye, Xambioá e Javaé. O trabalho foi iniciado no ano passado nos municípios de Tocantínia, Tocantinópolis, Goiatins, Formoso do Araguaia e Itacajá.
O coordenador da Funasa informou também que, depois de concluída a obras nessas localidades, o trabalho de monitoração será feito por um membro de cada aldeia. Eles serão remunerados, de acordo com Chaves, com recursos que serão repassados mensalmente pelo Ministério da Saúde. Vamos treinar esses representantes das comunidades para que eles tomem conta dos sistema de abastecimento de água, explica. Chaves disse ainda que, a segunda fase de investimento nas aldeias vão começar em 2002, o que vai proporcionar aos índios o aceso a banheiros. Os recursos investidos serão de cerca de R$ 1,4 milhão.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.