VOLTAR

Aldeias indígenas ganham kits para construção de hortas comunitárias

O Documento - http://www.odocumento.com.br/
21 de Jan de 2013

Com recursos na ordem de R$ 60 mil, a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf) em parceria com a Prefeitura Municipal de Campo Novo do Parecis (396 km a Noroeste de Cuiabá), vão construir hortas comunitárias em nove aldeias indígenas da tribo Paresi. O técnico agropecuário da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Edson Ribeiro da Silva Nunes, informou que até o final de janeiro serão entregues o material necessário para implantação das hortas.

A aldeia Quatro Cachoeiras foi a primeira a receber o kit composto de um conjunto de irrigação, 18 pacotes de sementes de verduras e legumes, adubo, enxadas, enxadões, carrinho de mão, caixa d'água, pulverizador e outros. O cacique Narciso Kazoizare, ressaltou a importância da horta para seu povo e acredita que vai melhorar a qualidade da alimentação das comunidades. "Vamos empregar de forma correta o kit para produzir o ano todo", disse o cacique.

Conforme Edson, a implantação das hortas será realizada pelas comunidades com orientação e acompanhamento técnico da Empaer e do Departamento de Agricultura Familiar do município. "A Produção de legumes e verduras é um anseio das comunidades indígenas há muito tempo, esse projeto será importante para a melhoria da qualidade de vida da população beneficiada, consumindo produtos de qualidade dentro de suas propriedades", destaca Nunes.

Até o final de janeiro as aldeias Seringal, Cabeceira do Seringal, Wazare, Chapada Azul, Bacaval, Ponte de Pedra, Sacre II, Utiariti e Bacaiuval receberão o kit para montagem das hortas. Edson explica que a partir de fevereiro vão montar os canteiros e os equipamentos de irrigação. Outras atividades serão trabalhadas nas aldeias como a bovinocultura, piscicultura e criação de galinha caipira.

Participaram da entrega do kit na aldeia Quatro Cachoeiras, o diretor de Agricultura Familiar, Adilson Managó, técnico em Agropecuária do Departamento de Agricultura Familiar, Reinaldo Solis, chefe da Funai de Campo Novo do Parecis, Joelson Avelino Kinizokemaece e o técnico da Empaer, Edson Ribeiro.

http://www.odocumento.com.br/materia.php?id=417061

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.