VOLTAR

Aldeias de Dourados ganham primeira Vila Olímpica Indígena do Brasil

Globo Esporte - http://globoesporte.globo.com
09 de Mai de 2011

Indígenas da maior reserva de Mato Grosso do Sul, em Dourados, passam a contar com o esporte como aliado para superar o drama da violência. A comunidade terá acesso à primeira Vila Olímpica Indígena do país, instalada nas aldeias Jaguapiru e Bororo.

Além de estarem situadas muito próximas à área urbana de Dourados, as aldeias onde vivem cerca de 43 mil pessoas sofrem com superpovoamento. Como consequências, estão agressões, consumo abusivo de álcool, uso de drogas e transtornos de comportamento.

A vila olímpica ocupa uma área de 29 mil metros quadrados e possui quadra poliesportiva, campo de futebol, pista de atletismo, quadra de vôlei de areia, parque infantil, vestiários, banheiros adaptados e prédio para administração. O Ministério do Esporte investiu R$ 1,4 milhão no projeto.

Na manhã desta segunda-feira o ministro Orlando Silva participou em Dourados da cerimônia de inauguração do complexo esportivo. A Vila servirá ainda como palco para competições esportivas e tradicionais, com foco na integração entre os povos.

Mato Grosso do Sul conta com a segunda maior população indígena do Brasil: 69 mil pessoas de sete etnias: Guarani-Kaiowá, Terena, Kadwéu, Atikum, Ofaié, Kinikinaw e Guató. Elas habitam 75 aldeias, localizadas em 29 municípios.

http://globoesporte.globo.com/ms/noticia/2011/05/aldeias-de-dourados-ga…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.