VOLTAR

Aldeia indígena na Mineração é abastecida com energia solar

O Correio- http://www.ocorreio.com.br
02 de Ago de 2016

A Aldeia Pekoa Pindopoty, de índios guaranis, situada na localidade de Mineração, é abastecida desde a última sexta-feira (29) com eletricidade graças à instalação de placas fotovoltaicas, que captam energia solar. A comunidade indígena do interior de Cachoeira do Sul foi beneficiada com um projeto de etnodesenvolvimento desenvolvido pelo escritório local da Emater.

Orçado em R$ 10 mil, com recursos da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, o projeto beneficia dezenas de indígenas, que agora podem ter acesso a iluminação e também ficar mais próximos da civilização pelas ondas do rádio e da TV, bem como manter celulares carregados para encurtar distâncias. "A aldeia fica numa região de difícil acesso onde não há redes de distribuição e energia. A energia solar é uma alternativa que garante eletricidade a estas pessoas", destaca o chefe do escritório local da Emater, engenheiro agrônomo Luciano Mazuim.

Na próxima quinta-feira (4), fios, tomadas e suportes de lâmpadas serão levados até a aldeia para concluir as instalações de energia aos indígenas. Além das placas fotovoltaicas, a aldeia ainda recebeu baterias para armazenamento da energia elétrica gerada pelos equipamentos.

http://www.ocorreio.com.br/noticias/11592/energia-solar-abastece-aldeia…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.