VOLTAR

Aldeia indígena de MT deve fazer parte de roteiro turístico da Copa de 2014

G1 - http://g1.globo.com
16 de Mar de 2013

Uma equipe da Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa), junto com o secretário da pasta, Maurício Guimarães, visitou nesta sexta-feira (15) uma aldeia da etnia Umutina, em Barra do Bugres, a 169 quilômetros de Cuiabá, para avaliar o potencial turístico do local. A região poderá fazer parte do roteiro turístico da Copa do Mundo de 2014, da qual a capital mato-grossense é uma das 12 sedes.

Para chegar até a aldeia, o grupo atravessou o Rio Paraguai de barco. No local, as autoridades foram recebidas com dança. Os jovens indígenas fizeram uma apresentação às margens do Rio 18, que corta a aldeia Umutina. "A aldeia tem um grande potencial turístico, principalmente para os turistas de grandes países que virão nos visitar nesse momento. Por isso, viemos aqui conhecer e incluindo isso no roteiro para que possamos disponibilizar para o mundo as belezas da região", disse o secretário da Secopa.

Na aldeia há árvores nativas e riquezas históricas, entre elas nove casas construídas no período em que Marechal Cândido Rondon explorou as terras. Naquela época, também foram construídos dois prédios. Em um deles ficavam alojados os professores e no outro até hoje funciona uma escola.

"Além da questão indígena, também temos a parte histórica. São duas formas de turismo diferentes que podem ser trabalhadas juntas nessa comunidade", afirmou o técnico da Secretaria de Turismo de Mato Grosso (Sedtur), Maurício Rodrigues Maneiro.

A aldeia possui uma área de quase 30 mil hectares e conta com índios de nove etnias. "Tem vários pontos na nossa aldeia e queremos convidar as pessoas para que conheçam a aldeia Umutina e a nossa cultura", enfatizou o líder indígena Miro Calomezore.

http://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/2013/03/aldeia-indigena-de-mt-d…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.