VOLTAR

Aldeia Indígena Boa Vista promove Semana Cultural no Colégio Ko Homu

Correio do Povo do Paraná - https://www.jcorreiodopovo.com.br
07 de Ago de 2024

Os alunos participarão de diversas atividades, incluindo dança, artesanato, jogos e a preparação de comidas típicas, com o intuito de reforçar a identidade cultural.
A Aldeia Indígena Boa Vista, de Laranjeiras do Sul, está promovendo até o dia 9 de agosto a Semana Cultural no Colégio Estadual Indígena Ko Homu. O evento tem como objetivo valorizar a cultura indígena, suas tradições e costumes, além de conscientizar a população sobre a inclusão dos povos indígenas. A Semana Cultural ocorre na semana que antecede o Dia Internacional dos Povos Indígenas, comemorado em 09 de agosto.

Dia Internacional dos Povos Indígenas

Esta data foi criada pelas Nações Unidas em 1994 para homenagear as tradições e conscientizar sobre a inclusão dos povos indígenas. O Dia Internacional dos Povos Indígenas marca um instrumento de luta e apoio, bem como possibilita reflexões e debates sobre o cenário atual e a valorização das práticas indígenas no contexto mundial.

Os povos indígenas são considerados os primeiros habitantes do nosso território. No Brasil, os indígenas vivem em vastas extensões territoriais desde muito antes da chegada dos portugueses em 1500. No Paraná, há aproximadamente 9.120 indígenas distribuídos em 13 Terras Indígenas.

Origens

A Aldeia Indígena Boa Vista pertence ao povo Kaingang, cuja organização social é marcada por um sistema de metades denominadas Kamé e Kairu, que classificam parentes, não parentes, humanos, plantas, animais e espíritos. Entre as regras estão a descendência patrilinear, a nominação e as práticas rituais. Entre os Kaingang, há uma complementariedade entre o conhecimento transmitido pelas vias materna e paterna, onde o pai transmite bens materiais, conhecimentos específicos e religiosos.

Atividades

Durante a Semana Cultural, os alunos do Colégio Estadual Indígena Ko Homu participarão de diversas atividades, incluindo dança, artesanato, jogos indígenas e a preparação de comidas típicas. Essas práticas reforçam a identidade cultural dos jovens indígenas e promovem um intercâmbio cultural com a sociedade circundante.

https://www.jcorreiodopovo.com.br/noticias-policiais/homem-tem-motocicl…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.