VOLTAR

Aldeia existe há mais de um século

A Crítica, Cidades, p. C4
05 de Abr de 2005

Aldeia existe há mais de um século

A aldeia Trincheira, em Autazes, é lar dos índios mura que ocuparam a região há mais de um século. Próximo a um sítio arqueológico do tempo da Cabanagem, na qual os índios tiveram participação por volta de 1835, o aldeamento fica a 45 minutos da sede do Município, no rio Autaz-Açu. A aldeia tem 350 habitantes, que apesar da proximidade com a civilização ainda preservam fortemente suas características.
Os mura fazem parte das 72 etnias que compõem a população indígena do Estado, sendo considerados bem organizados. Na campanha de vacinação, 18 equipes estarão em campo, até o dia 30 de abril, para realizar e coordenar as ações de imunização, realizada também em parceria com organizações não-governamentais (ONGs).
Além de eventos pontuais, a Funasa investe em políticas estruturais de saúde. Em dez Dseis já existe o trabalho de vigilância nutricional. Os hospitais próximos das reservas indígenas hoje passam por um processo de qualificação, principalmente para melhorar o atendimento às crianças desnutridas.
Outra medida para reforçar as ações é a indicação de índios, escolhidos pelas tribos, para se tomarem agentes indígenas de saúde. Eles são capacitados para orientar suas populações sobre o uso da água e para fazer a manutenção dos sistemas de saneamento.

A Crítica, 05/04/2005, Cidades, p. C4.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.