VOLTAR

Aldeia comemora nascimento do milésimo Waimiri-Atroari

Folha de Boa Vista-Boa Vista-RR
01 de Out de 2003

Os índios Waimiri-Atroari estão comemorando desde sexta-feira o nascimento da milésima criança daquela etnia. O motivo de tanta festa está relacionado com o crescimento populacional daquela tribo e com o resgate da cultura, que aconteceu a partir de 1986 quando a Eletronorte (Centrais Elétricas do Norte do Brasil) passou a ser parceira dos indígenas Waimiri-Atroari, evitando o extermínio.

Esse é um avanço porque em 1987 um censo realizado entre os índios daquela etnia registrou apenas 374 índios, espalhados em sete aldeias e vivendo em extrema situação de risco.

Estavam doentes, tristes, perambulando pela BR-174, pediam carona e eram dependentes de alimentação e de doações. A criança que nasceu na aldeia Yamara, do sexo masculino, é um menino forte e saudável, filho de Anapidene e Ketamy.

Na aldeia Curiau, os habitantes eram jovens, adolescentes e crianças. Eles viviam sem esperança e estavam perdendo as raízes culturais. Depois de quase 15 anos da efetiva atuação do Programa Waimiri-Atroari, a Eletronorte se sente uma das principais responsáveis pelo crescimento populacional, além de resgatar o equilíbrio ecológico da região.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.