VOLTAR

Alckmin declara fim da crise da água; moradores negam

FSP, Cotidiano, p. B6
08 de Mar de 2016

Alckmin declara fim da crise da água; moradores negam
'Não tem mais risco, mesmo que haja seca', afirma governador tucano
Residentes na zona norte dizem, porém, que cortes continuam; Cantareira está com 44,9%da capacidade

Fabrício Lobel Paulo Gomes

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), afirmou nesta segunda-feira (7) que a crise hídrica que começou no início de 2014 na Grande São Paulo acabou.
"Não tem mais risco, mesmo que haja seca", disse em resposta a pergunta sobre o tema após palestra na Associação Comercial de São Paulo.
O sistema Cantareira, maior entre os que abastecem a Grande SP e um dos mais atingidos pela crise, estava com 44,9% da sua capacidade nesta segunda (7) - no ano passado, terminou março com índice de 14,7%.
O indicador considera as duas cotas do volume morto.
Para moradores da capital paulista, houve melhora, mas a crise não acabou. "Só se for no Morumbi, no Pacaembu", diz o motorista Ronie Caputt, 56,que vive no Jardim Guarany, na zona norte de SP.
Ele reconhece que os cortes de água são menos frequentes. Mas diz que as torneiras ainda ficam secas toda noite em sua casa.
O aposentado Manoel Palermo, 64, é outro que afirma não concordar com a declaração do governador.
"Só se foi para ele. Estou sem água na minha casa desde ontem [domingo]. Os cortes não pararam", conta ele, que mora na Freguesia do Ó, também na zona norte.
Desde o início da crise, em 2014, o governo paulista adotou racionamento de água que atingiu, principalmente, moradores de bairros mais altos e afastados dos reservatórios.
Residências de diversas regiões passaram parte do dia com a torneira seca - em alguns casos, de 15 a 20 horas.
O governo evita a palavra "racionamento" e ainda trata a medida como "redução da pressão nos encanamentos" - que empurra menos água pelos canos e, assim, reduz desperdício com vazamento, mas deixa alguns paulistanos sem água.
A recente melhora na situação dos reservatórios permitiu, de acordo com Alckmin, o fim do período estendido da redução de pressão. "Isso já acabou. Voltou ao que era normal, aquele período curto de madrugada para evitar desperdício", afirmou.
O governador disse que, a partir de 2017, a região estará mais bem preparada para se recuperar de estiagens severas, com a Parceria Público-Privada do rio São Lourenço, no interior, e, talvez ainda em 2016, a ligação do Paraíba do Sul com o Cantareira.

FSP, 08/03/2016, Cotidiano, p. B6

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2016/03/1747238-alckmin-diz-que-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.