VOLTAR

AL vai discutir crise fundiária entre Bororos e população de Jarudore

Redação 24horasnews
15 de Set de 2006

A Mesa Diretora da Assembléia Legislativa de Mato Grosso estuda uma data para a realização de uma audiência pública, no distrito de Jarudore, em Poxoréo. A iniciativa atende ao requerimento das lideranças partidárias do Legislativo, com o objetivo de ampliar as discussões sobre a questão fundiária na região envolvendo os índios Bororos. O debate conta com a participação de representantes do Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público Estadual (MPE), Procuradoria Geral do Estado (PGE), Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), Fundação Nacional do Índio (FUNAI), Intermat, Diretor do Fórum da Justiça Federal e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT- Cbá/Roo).

Jarudore é uma área indígena bororo com 4.706 hectares, na margem direita do rio Vermelho, no município de Poxoréo, que deveria funcionar como ponto de apoio aos bororos das aldeias de Sangradouro/Volta Grande e Merure.

Sangradouro/Volta Grande e Merure situam-se na região de cerrado, no eixo da BR-070, a primeira nos municípios de General Carneiro, Novo São Joaquim e Poxoréo e a outra, em Barra do Garças e General Carneiro. Teresa Cristina, em Santo Antônio do Leverger e Perigara, em Barão de Melgaço.

A distância entre as aldeias do cerrado e as aldeias do Pantanal exige um ponto intermediário para descanso dos índios navegadores. Foi com esse propósito, e atendendo sugestão do sertanista marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, que o governo de Mato Grosso homologou e regularizou Jarudore em 1945.

Segundo relatos da comunidade de Jarudore, por se tratar de território sem ocupação permanente pelos bororos, a área foi ocupada, a princípio, por fazendeiros e sitiantes. Posteriormente o Estado referendou essa ocupação e se tornou o principal agente fomentador da permanência daquelas comunidades na terra. Hoje neste local existe o distrito de Jarudore que conta com aproximadamente 1.200 habitantes.

A área é cortada por rodovias estaduais com linhas regulares de ônibus intermunicipais e municipais homologadas pelo antigo Departamento de Viação e Obras Públicas (DVOP).

A vila tem Cartório de Registro Civil, posto de saúde e telefônico, escola estadual, destacamento da Polícia Militar, energia elétrica residencial e comercial. Atualmente um grupo de famílias da etnia Bororo decidiu iniciar por conta própria a retomada dos 4,7 mil hectares. A área dos Bororos foi demarcada pela primeira vez em 1912 por obra de Cândido Rondon. São João de Jarudore, como foi chamada, tinha como marcos referenciais alguns dos morros típicos da região de Poxoréo e somava cerca de 100 mil hectares. Em 1945, um decreto estadual - no 644/45 - redefiniu os limites da área para 6 mil hectares, menos de um décimo do desenho original.

O objetivo da audiência é esclarecer dúvidas sobre o imbróglio que atinge o distrito de Jarudore que tem comércios, órgãos públicos e uma área altamente produtiva, e que a população não pode pagar por erros sucessivos das autoridades que se omitiram através dos tempos. Também foram convidados, prefeito, vereadores, lideranças comunitárias e outros representantes da sociedade local e região.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.