VOLTAR

Água: ONU alerta para políticas ruins

O Globo, Ciência, p. 29
10 de Mar de 2006

Água: ONU alerta para políticas ruins

Cidade do México. Políticas ineficazes, mudanças ambientais e falta de recursos foram apontadas num relatório elaborado por 24 agências da ONU como as principais razões para que um quinto da Humanidade ainda não tenha acesso a água potável e dois quintos, a saneamento básico. O "Relatório mundial de desenvolvimento de água" foi divulgado ontem, às vésperas do 4 Fórum Mundial da Água no México, com um alerta: se não forem tomadas medidas substanciais, não serão cumpridas as chamadas Metas do Milênio de reduzir à metade o número de pessoas sem acesso a água potável até 2015.
O relatório, segundo a Unesco, que capitaneou as 24 agências da ONU no estudo, é o mais abrangente elaborado até hoje sobre os suprimentos de água no planeta. E convoca à ação governos, empresários e organizações de assistência, pedindo mais liderança e coordenação na área.
- Boa governança é essencial para gerenciar nossos suprimentos cada vez mais explorados de água potável e indispensável para enfrentar a pobreza - disse o diretor-geral da Unesco, Koichiro Matsuura. - Não há um projeto único, mas sabemos que ele deve incluir instituições adequadas a nível local, regional e nacional, contar com arcabouços legais fortes e dispor de recursos financeiros e humanos suficientes.
De acordo com o estudo da ONU, 1,1 bilhão de pessoas no mundo ainda não têm acesso a água potável e 2,6 bilhões, a saneamento básico. Tal deficiência torna ainda mais devastador o impacto de doenças ligadas à pobreza: em 2002, 3,1 milhões de pessoas - 90% delas crianças - morreram de diarréia e malária.
O relatório alerta para o fato de que apenas 12% dos países conseguiram estabelecer estratégias eficientes no gerenciamento da água até 2005. Segundo a Unesco, muitos governos estão se mostrando incapazes de atender à crescente demanda de água resultante da urbanização acelerada de países do mundo em desenvolvimento e do crescimento populacional.
Estima-se que até 2030 a Terra terá de produzir até 55% a mais de comida, o que significa mais irrigação, que é já responsável por 70% do consumo de água doce do homem.

O novo relatório

Água potável: Cerca de 1,1 bilhão de pessoas, 20% da população mundial, não têm acesso a água potável.
Saneamento básico: Perto de 40% dos habitantes do planeta não dispõem de esgoto tratado.
Irrigação: Até 2030 será necessário produzir até 55% a mais de comida do que atualmente para alimentar as novas bocas. Isso aumentará a demanda por água para irrigação, que já responde por 70% da água consumida pelo homem.
Urbanização: Metade da Humanidade estará vivendo em cidades em 2007, aumentando a demanda por água em nível residencial.
Medidas: Apenas 12% dos países tomaram medidas eficazes para enfrentar o problema da água até 2005.

O Globo, 10/03/2006, Ciência, p. 29

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.