VOLTAR

'A água começou a esquentar, a ferver, e os peixes sumiram': o relato de indígena sobre os impactos da seca no Rio Negro

g1 - https://g1.globo.com/podcast/o-assunto/noticia/2023/10/27/
Autor: Natuza Nery
27 de Out de 2023

'A água começou a esquentar, a ferver, e os peixes sumiram': o relato de indígena sobre os impactos da seca no Rio Negro
Relato é de Rosivaldo Miranda, indígena do povo Piratapuya, que vive na aldeia Açaí-Paraná, no município São Gabriel da Cachoeira.

Por g1 - São Paulo
27/10/2023

Para além das consequências visíveis na paisagem, com rios abaixo da margem, bancos de areia aparentes e peixes e botos mortos, a seca no Rio Negro impacta ainda mais populações ribeirinhas que dependem da água para beber, para pescar e para transitar.

"A água que nós estávamos bebendo parecia que estava fervendo. Água [estava] morna, mais que morna. A gente descia para beira, para pegar água, 3 horas da tarde, 2 horas da tarde e a água estava quente mesmo, bastante quente. Estava ruim para beber, para tomar banho."

O relato acima é de Rosivaldo Miranda, indígena do povo Piratapuya que vive na aldeia Açaí-Paraná, no município São Gabriel da Cachoeira (AM). Em entrevista ao podcast O Assunto desta sexta-feira, ele contou como a seca no Rio Negro tem atingido quem precisa dele diariamente para viver.

"A água começou a esquentar, a ferver, e os peixes sumiram. Sumiram!"

Rosivaldo conseguiu falar com a produção do Assunto graças a uma estrutura de internet que funciona com energia solar dentro da aldeia. Ela foi instalada e é mantida com apoio do Instituto Sociambiental (ISA).

Conhecido pelas águas escuras e sua extensão de quase 1.700 km, o Rio Negro é influenciado pelo Rio Solimões e depende da subida das águas no Peru e na tríplice fronteira, onde está situada a cidade de Tabatinga.

Ele corta a cidade de Manaus, capital do estado do Amazonas, e onde uma medição é realizada diariamente. Desde domingo (22), o nível das águas está abaixo dos 13 metros no Porto de Manaus. É a pior seca da história em Manaus, desde que as medições hidrológicas foram instaladas, em 1902, e que reflete também em toda a região da floresta amazônica.

Nesta quarta-feira (25), subiu para 60 o número de cidades em situação em emergência no Amazonas por causa da seca histórica. São 608 mil pessoas afetadas no estado.

Ouça a íntegra do episódio aqui

A produção deste episódio contou com a colaboração do Instituto Socioambiental (ISA).

https://g1.globo.com/podcast/o-assunto/noticia/2023/10/27/a-agua-comeco…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.