VOLTAR

AGU se mobiliza para tentar manter leilão de hidrelétrica

FSP, Dinheiro, p. B8
08 de Dez de 2007

AGU se mobiliza para tentar manter leilão de hidrelétrica

Julio Wiziack
Da reportagem local

A AGU (Advocacia Geral da União) colocou em plantão ontem 142 advogados e assistentes em todo o país para tentar evitar que liminares obtidas na Justiça suspendam o leilão para a construção da hidrelétrica de Santo Antônio, no rio Madeira, em Rondônia, programado para segunda-feira.
Ação movida pela organização não-governamental Amigos da Terra-Amazônia Brasileira visa a suspensão o leilão, sob argumento de que o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) teria concedido a licença prévia de forma irregular. O caso está na 4ª Vara Federal, em Brasília.
A obra custará US$ 9,5 bilhões e irá gerar 3.150 MW. Cerca de 75% dos recursos serão financiados pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). O restante ficará por conta dos vencedores do leilão.
Para liberar os 75% dos recursos, o BNDES fará um repasse às instituições bancárias interessadas em emprestá-los aos integrantes do consórcio vencedor cobrando juros.
A Folha apurou que quatro bancos estão em conflito porque querem tomar esses recursos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), mas estariam impedidos porque assinaram os Princípios do Equador, um conjunto de regras que restringem empréstimos a obras cujos riscos ambientais não são comprovados de forma adequada.

FSP, 08/12/2007, Dinheiro, p. B8

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.