VOLTAR

Agropalma constrói usina no Pará

GM, Rede Gazeta do Brasil, p.B13
23 de Fev de 2004

Agropalma constrói usina no Pará

Belém, 25 de Fevereiro de 2004 - O grupo Agropalma, maior produtor de óleo de palma da América Latina, vai iniciar em abril a implantação de um novo empreendimento no Pará. Trata-se de uma usina de um novo tipo de biodiesel, combustível obtido a partir de ácidos graxos retirados do óleo de palma durante o processo de refino. Será utilizado para abastecer os tratores, veículos e implementos utilizados no cultivo de palma. O anúncio foi feito ontem em Belém, durante audiência com o governador Simão Jatene, pelo diretor executivo da empresa, Hilário de Feitas, e por seu gerente-geral, Antônio Pereira da Silva.

Hilário de Freitas disse que a usina de biodiesel será instalada no bairro do Tapanã, em Belém, às proximidades da Companhia Refinadora da Amazônia (CRA) e da indústria de creme vegetal e margarina, duas das seis empresas do grupo. A usina deverá entrar em operação ainda este ano, com uma capacidade de produção de cerca de 8 milhões de litros de diesel por ano. Com essa produção, a Agropalma vai substituir 100% do diesel convencional que utiliza hoje, que é de 3 milhões de litros anuais. O excedente será comercializado e transformado em subprodutos para as indústrias de óleo-química, aditivos e detergentes.

De acordo com o diretor comercial da Agropalma, Marcelo Brito, além de ser comercialmente viável, esse biodiesel permitirá também à empresa baixar as emissões de CO2, "possibilitando a comercialização de créditos de carbono". O combustível foi desenvolvido em parceria com a Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A patente é da UFRJ, com direito exclusivo pela Agropalma por 20 anos.

Os diretores da Agropalma também disseram que a empresa pretende ampliar o Projeto Piloto de Agricultura do Dendê, que até 2005 atenderá 150 famílias do município paraense de Moju, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), e o Basa. Em atividade há 22 anos no Pará, o grupo Agropalma já investiu em torno de US$ 150 milhões em suas seis empresas no Estado. Até 2005 o investimento deverá chegar a US$ 180 milhões.

Raimundo José Pinto

GM, 25/02/2004, Rede Gazeta do Brasil, p. B13

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.