VOLTAR

Agricultura ajudou a dar fim a florestas na África

OESP, Vida, p. A19
10 de Fev de 2012

Agricultura ajudou a dar fim a florestas na África

A atividade agrícola como um dos principais promotores de desmatamento parece não ser um problema climático só do último século. Há cerca de 3 mil anos, a ação humana pode ter ajudado a transformar em savana algumas áreas cobertas por florestas tropicais na África Central.
Por muito tempo, essa alteração foi considerada como resultado de uma rápida mudança no clima. Um novo estudo, publicado na edição de hoje da Science, sugere que o clima sozinho não daria conta dessa transformação.
Analisando sedimento marinho coletado no Rio Congo, Germain Bayon e colegas do Instituto Francês de Pesquisa para a Exploração do Mar descobriram que o intemperismo químico sobre o material, provavelmente provocado pela queda de rochas e minérios na área, intensificou-se na mesma época em que agricultores da língua bantu chegavam à região onde hoje fica Camarões e Nigéria.
Foram eles que introduziram ali técnicas de agricultura e de fundição de ferro. Para os pesquisadores, ao cortar árvores para abrir terra para o plantio e para manejar os minérios, os bantu acabaram colaborando com o processo de erosão.
Aliadas a um processo de mudança climática que já ocorria, essas ações provavelmente impactaram as florestas.

OESP, 10/02/2012, Vida, p. A19

http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,agricultura-ajudou-a-dar-fi…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.