VOLTAR

Agricultores invadem lotes no Truaru

Folha de Boa Vista - http://www.folhabv.com.br/
Autor: Vaneza Targino
26 de Jun de 2009

Cerca de 70 famílias de agricultores retirados da Raposa Serra do Sol e também que aguardavam uma liberação de um lote pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), invadiram as terras que ficam na região do Truaru, dentro do Projeto de Assentamento Nova Amazônia, como garantia de permanência do local, devido a presença de nove famílias indígenas.

O anúncio da invasão foi feito pelo presidente da Associação dos Expropriados das Terras Homologadas do Estado de Roraima (Assoeter), Edivam Silva, que explicou a invasão, como uma forma de garantia do local, para as famílias expulsas da recente área homologada, Raposa Serra do Sol.

"Já que os índios costumam invadir terras e o Governo Federal homologar. Agora decidimos invadir e ficar nos lotes, para que o Incra beneficie essas famílias, já tão prejudicada pela homologação. Não queremos conflito. Queremos apenas o direito a terra e trabalhar. Muitas pessoas tiram o seu sustento da terra e não é justo os índios invadirem mais terra e exigir que expulsem os não-índios", disse.

Edivam comentou ainda que os 70 lotes estão sendo divididos entre 36 a 50 hectares e os 530 assentados apóiam as 70 famílias que estão desde ontem, nos lotes no Truaru.

"Todos os agricultores recebem o apoio dos assentados e não admitimos que as organizações indígenas sejam somente as beneficiadas. Essas nove famílias indígenas foram implantadas no local, para desestabilizar e tentar expulsar mais uma vez os agricultores. E isso, não iremos aceitar".

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.