VOLTAR

Agricultores barram demarcação de área pela Funai

A Gazeta do Povo-Curitiba-PR
Autor: MARA VITORINO
10 de Jul de 2002

Nas mãos de 150 produtores, 7,2 mil hectares podem valer R$ 20 milhões

A Polícia Federal acompanhou ontem a entrega de uma ordem da Vara Federal de Guarapuava a 29 produtores rurais da Comissão de Defesa dos Agricultores de Laranjeiras do Sul. O documento autoriza a demarcação de 7.200 hectares de terra em quatro comunidades rurais do município. A entrega foi acompanhada por um protesto de 150 agricultores.

A área pode ser desapropriada e devolvida a índios caigangues e guaranis, o que está causando um impasse entre a Fundação Nacional do Índio (Funai) e os agricultores. No passado, a área era uma aldeia indígena, e os índios a querem de volta.

Os agricultores não aceitam sair da área e prometem travar um conflito com o governo, caso o processo de desapropriação seja autorizado. Eles pretendem ingressar com recurso hoje na Justiça Federal. O recurso precisa ser julgado em cinco dias, prazo dado ontem pela Polícia Federal para os técnicos da Funai entrarem no local. Os agricultores que resistirem à ordem podem ser presos e processados.

O processo de demarcação teve início a partir de um decreto de 1997, autorizando vistoria, levantamento sócio-econômico e demarcação de áreas visando formação de reservas indígenas.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.