VOLTAR

Agricultor leva multa por plantar soja transgênica

O Globo, O País, p. A10
12 de Mar de 2004

Agricultor leva multa por plantar soja transgênica

Melissa Bergonsi e Higino Barros

O agricultor Valdemir Baú, do Paraná, foi multado em R$ 10 mil por plantar soja transgênica e usar agrotóxico em área de manancial de abastecimento público. Foi a primeira multa aplicada em área de plantio de soja transgênica no estado. A plantação foi encontrada por técnicos da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab) no começo da semana, após uma denúncia anônima. A Secretaria de Agricultura do Paraná informou que desde janeiro foram descobertas 14 áreas de plantio de soja transgênica.

Na quarta-feira, onze caminhões que transportavam soja transgênica foram apreendidos por fiscais tentando embarcar a carga no Porto de Paranaguá com atestado de soja convencional. Os motoristas informaram que a carga era paraguaia, mas, ontem, surgiu a suspeita de que a soja era de Guaíra (PR). A polícia investiga o caso.

Tribunal simbólico condena multinacional

Em Porto Alegre, a multinacional Monsanto e a Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) foram consideradas ontem, por unanimidade, por um tribunal simbólico, de serem responsáveis pela disseminação ilegal de sementes transgênicas. Segundo o Tribunal Internacional Popular sobre os Transgênicos, elas põem em risco "o meio ambiente, a biodiversidade, a saúde da população, o patrimônio genético agrícola existente e a economia". A empresa e a entidade rural receberam convites para fazer suas defesas, mas não mandaram representantes.

O Globo, 12/03/2004, O País, p. A10

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.