VOLTAR

Agentes indígenas capacitados pela Funasa atuam em aldeias

Rondonotícias
24 de Fev de 2007

Capacitados pela Coordenação Regional da Funasa de Rondônia (Core-RO), 105 agentes indígenas de saneamento (Aisan) contratados pela Funasa estão desenvolvendo ações em saúde, nas suas aldeias.

Estes agentes trabalham para melhorar a qualidade de vida nas aldeias, identificando e solucionando problemas relacionados a doenças causadas pela falta de saneamento básico. Eles atuam em parceria com os profissionais de saúde da Core-RO.

Os Aisans desempenham nas aldeias, atividades como: operação dos sistemas de abastecimento de água, utilizada na higiene e consumo; manutenção dos sistemas de esgoto; orientação do uso dos módulos sanitários individuais; levantamentos cadastrais; ações de educação em saúde e ambiental, entre outras.

Para se tornar um Aisan o indígena deve ser escolhido pela comunidade e capacitado pela Funasa. O curso tem carga horária de 280 horas divididas entre sala de aula, atividades práticas e visitas a instituições que desenvolvem atividades relacionadas ao saneamento ambiental.

Segundo o coordenador do curso de formação do Aisan, Carlos Maurício Dal Ponte, a previsão é que em julho deste ano, novas turmas devem iniciar a formação. Os agentes já capacitados estão atuando nas aldeias localizadas nos municípios de Alta floresta, Aripuanã, Cacoal, Comodoro, Chupinguaia, Guajará-Mirim, Humaitá, Jarú, Ji-Paraná, Juina, Porto Velho e Vilhena.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.