VOLTAR

Agência de Defesa Sanitária vacina gado

Notícias 24 Horas - Portal Amazônia
19 de Mai de 2008

PORTO VELHO - A Agência de Defesa Sanitária de Rondônia (Idaron) deve concluir, até o fim de maio, a vacinação assistida do gado nas propriedades rurais que estão em área de risco, na fronteira com a Bolívia. Inclusive na áreas indígenas que criam bovinos.

Apesar de Rondônia ser livre de febre aftosa com vacinação desde 2003, todas as propriedades que ficam na fronteira com a Bolívia ainda são consideradas áreas de risco.

Na campanha deste ano, serão vacinadas nesse sistema 500 mil cabeças de boi, que correspondem a 3 % do rebanho, sendo que duas mil estão em terras indígenas.

É o próprio criador quem compra a vacina. No caso dos índios, é a Fundação Nacional do Índio (Funai). Mas a responsabilidade sobre a qualidade do produto é da Idaron.

A vacina sobe o rio em caixas de isopor cheia de gelo, para não alterar a temperatura. Antes da vacinação, os índios Oro Nau da aldeia Deolinda, na beira do Rio Mamoré, recebem orientações sobre doenças que atacam os animais.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.