VOLTAR

Aeroportos são fechados no Acre e Rondônia por causa da fumaça

Altino Machado - http://blogdaamazonia.blog.terra.com.br/
Autor: Altino Machado
16 de Ago de 2010

Com visibilidade de apenas 900 metros, os aeroportos de Rio Branco (AC) e Porto Velho (RO) estão fechados nesta segunda-feira (16) para pouso e decolagem por causa da densa nuvem de fumaça que encobre as duas capitais.

Na tarde de domingo (15), a péssima condição de visibilidade causada pela fumaça das queimadas de florestas e pastagens impediu que um avião da Gol pousasse em Rio Branco. O vôo teve que ser desviado para Manaus (AM).

O Ministério Público Federal (MPF) recomendou à superintendência da Infrareo no Acre e ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo em Rio Branco que não autorizem nenhuma atividade de decolagem ou pouso de aeronaves em período noturno até o final de outubro.

O MPF também recomendou à superintendência do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT) em Rondônia e Acre e à Polícia Rodoviára Federal no Acre que impeçam o tráfego de veículos em rodovias federais localizadas no Acre em período noturno.

- Estamos muito preocupados com a situação. Recomendamos que os vôos e o tráfego de veículos sejam autorizados apenas em situações de emergência ou se as condições de visibilidade forem realmente boas - disse o procurador da República Anselmo Cordeiro Lopes.

A estiagem no Acre neste ano já é tão severa quanto a de 2005, quando 200 mil hectares de áreas abertas e quase 400 mil hectares de florestas primárias foram afetados pelos incêndios na região leste do Estado. A grande ocorrência de queimadas neste período do verão amazônico levou o governo do Acre a decretar na semana passada estado de alerta ambiental.

A baixa capacidade de captação de água do rio Acre para abastecer Rio Branco se agravou nos últimos dias. O Serviço de Água e Esgoto alerta que o desperdício poderá resultar no desabastecimento da cidade.

A fumaça das queimadas tem prejudicado também a visibilidade e gera risco de acidentes, sobretudo durante a noite. Boa parte das queimadas ilegais são realizadas à noite para dificultar o trabalho dos órgãos de fiscalização e investigação criminal.

Existe outro fato a agravar a vida de quem mora ou necessita viajar para o Acre. Por causa das obras da reforma da pista do aeroporto de Rio Branco, a Gol e a TAM operam no Estado desde o mês passado com aviões de menor capacidade para transporte de passageiros.

A TAM, que operava com Airbus A320, passou a operar com Airbus A319. Podia transportar até 174 passageiros, mas agora transporta apenas 144. A Gol teve que trocar seu Boeing 737-800 pelo 737-700. Transporta agora apenas 108 passageiros. Para conseguir uma vaga é necessário se inscrever em listas de espera.

As duas companhias aéreas tiveram que adequar o peso de suas aeronaves porque os primeiros 600 metros da pista foram interditados manutenção. A pista mede 2,1 mil metros de extensão e tem 45 metros de largura.

http://blogdaamazonia.blog.terra.com.br/

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.