VOLTAR

Advogado ligado ao petróleo chefiará agência ambiental

OESP, Internacional, p. A18
08 de Dez de 2016

Advogado ligado ao petróleo chefiará agência ambiental

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, escolheu o procurador-geral do Estado de Oklahoma, Scott Pruitt, para chefiar a Agência de Proteção Ambiental (EPA, na sigla em inglês). Pruitt é um dos principais críticos da pasta e, segundo o New York Times, sua escolha assinala a determinação de Trump em desmantelar os esforços do presidente Barack Obama de contenção das mudanças climáticas.
O jornal americano afirma que Pruitt, um republicano, é considerado muito próximo das indústrias de combustíveis fósseis. Entre as críticas que faz à EPA, acusa a agência de supostamente exercer os limites da Constituição na hora de fixar regulações ambientais. Seu nome foi divulgado pela equipe de transição a alguns jornais americanos.
Negacionista do aquecimento global, ao qual considerou certa vez se tratar de um "conceito criado por e para chineses de modo a tornar a manufatura americana não competitiva", Trump vem dando sinais desde sua eleição de que pode pôr a perder o legado de Obama nessa seara. O magnata, por exemplo, escolheu para fazer a transição na EPA Myron Ebell, também um conhecido negacionista das mudanças climáticas.
Ebell é diretor do Centro para Energia e Ambiente do Instituto Empresarial Competitivo (CEI, na sigla em inglês), um grupo que, segundo a imprensa americana, já recebeu financiamento de empresas do setor de petróleo, como Exxon Mobil e Indústrias Koch.
Outro nome conhecido ontem para integrar o futuro gabinete de Trump foi o do secretário de Segurança Interna americana: o general reformado John Kelly.
O militar integrou o governo Obama, mas entrou em confronto com a administração por suas opiniões sobre a segurança na fronteira do país, a participação de mulheres no setor de Defesa e os planos do democrata de fechar a prisão de Guantánamo, em Cuba.
Kelly, de 66 anos, teve um filho morto em combate no Afeganistão.
Com uma carreira de 40 anos, ele liderou o Comando Sul dos Estados Unidos - área no Caribe e nas Américas que engloba 32 países - e também esteve à frente de tropas americanas em combates no Iraque.
A escolha de Kelly, no entanto, pode levantar preocupações quanto ao fato de o republicano estar se cercando de militares em seu gabinete. Trump já escolheu o general reformado James Mattis para secretário de Defesa e o general Michael Flynn como conselheiro de Segurança Nacional. O general reformado David Petraeus está na lista de nomes considerados para o Departamento de Estado.
/ NYT, WASHINGTON POST e EFE

Scott Pruitt, chefe da Agência de Proteção Ambiental (EPA)
Crítica à agenda de Obama

O procurador-geral do Estado de Oklahoma, Scott Pruitt, de 48 anos, é considerado um herói dos ativistas conservadores.
Segundo o New York Times, é também um dos inúmeros procuradores-gerais de Estado que formam uma aliança com alguns dos maiores produtores de energia do país para tentar reverter a agenda regulatória do governo Obama, segundo revelou uma reportagem do Times de 2014. Ele participa com outros 27 Estados de um grande processo contra as regras ambientais da EPA estabelecidas pela atual administração.

OESP, 08/12/2016, Internacional, p. A18

http://internacional.estadao.com.br/blogs/eua-2016/empresario-ligado-ao…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.